sexta-feira, 19 de janeiro de 2018


Histórias da BE!
          
          No projeto mensal Histórias da BE!, a ser desenvolvido com sete turmas de JI, concretamente, Arcozelo, Brandara e Cepões, foram dinamizadas cinco sessões de leitura: janeiro, fevereiro, março, abril e maio.
           Em janeiro, a história “Vamos fazer amigos”, de Adam Relf, uma narrativa muito simples mas extremamente eficaz sobre a importância da amizade e a forma como deve e pode ser construída. Partindo da interpretação literal da frase que dá título ao livro, assistimos, através de um conjunto de tentativas, à forma como a Raposinha, protagonista do conto, procura a amizade, descobrindo, finalmente, e com a ajuda da mãe, o seu verdadeiro significado. De alguma forma, o texto também apela a uma leitura mais atenta daquilo que nos rodeia e que, de tão próximo, se pode tornar momentaneamente invisível. As ilustrações muito definidas, com recurso ao desenho e à pintura, apostam na representação fiel e afetuosa das personagens e dos cenários, acentuando a expressividade que os caracteriza.
        Em fevereiro, mês dos afetos, foi a vez de “O sapo apaixonado”, de Max Velthuijs, artista holandês de reputação internacional, cujos livros têm sido publicados no mundo inteiro, que conta a história de um sapo que anda preocupado com a saúde: tem o coração a bater depressa demais. A Lebre diz que ele deve estar apaixonado — mas por quem?
          Em março, A ovelhinha que veio para o jantar, de Steve Smallman, encantou com a história de um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era... ser apenas amiga dele!
Em abril, no âmbito da Semana da Saúde, foram trabalhadas duas histórias: “A fada dos dentes”, de Luísa Ducla Soares, e “A horta do Senhor Lobo”, de Quentin Gréban. Luísa Ducla soares conta-nos que há muitas histórias de fadas e que estas, em tempos que já lá vão, faziam as suas magias com varinhas de condão, transformavam ratinhos em cavalos, abóboras em carruagens… Mas, de todas, só uma subsiste nos dias de hoje. Sabem qual é?
A Fada dos Dentes, que voa de noite, de quarto em quarto, à procura de um dentinho de leite debaixo da almofada, trocando-o por um presente. Mas, atenção, ela só gosta de dentes bem limpos e branquinhos! Se não… Quentin Gréban conta-nos as peripécias de um lobo que, cansado de passar fome, decide cultivar a sua própria horta. Não só passou a armazenar comida como fez amizade com muitos outros animais que, anteriormente, ele via como potenciais refeições…
       Histórias da BE é um projeto que continua a ser muito bem acolhido por todos (crianças, educadoras, auxiliares), resultando em momentos mágicos, sempre com o objetivo de promover a leitura e conquistar futuros leitores.

          Em maio/junho, uma história dedicada aos atentos e participativos ouvintes, “Jardim do arco-íris”, de Manuela Mota Ribeiro, que nos mostra como dois insetos muito especiais - a formiga Mari e a borboleta Didi - conseguem transformar um jardim destruído por um vendaval num espetáculo de magia, em pleno Dia da Criança. Um incentivo a não desistir, mesmo quando o cenário se revela negativo. Um apelo ao valor do esforço e do trabalho em conjunto, em direção a um objetivo comum. Uma narrativa que nos transporta para um mundo de emoções…



Sem comentários:

Enviar um comentário