sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Encontro com Cristina e Daniel Completo

No dia 15 de fevereiro viveram-se momentos únicos nas bibliotecas do nosso agrupamento, nos quais se associaram a música e a ilustração à leitura. Para isso, tivemos o gosto de receber novamente o músico Daniel Completo e, pela primeira vez, a ilustradora Cristina Completo.
Unindo a música com as palavras, Daniel Completo esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa, integrando o grupo "Ronda dos Quatro Caminhos" durante 15 anos, nas décadas de 80 e 90.
Com o decorrer dos anos os caminhos foram mudando, e os estilos musicais foram-se vocacionando para os mais novos.
Depois de editar vários trabalhos infantis, em 2010 fez uma parceria com a escritora Luísa Ducla Soares e são já vários os livros da escritora que contam com a sua participação na área da música.
Cristina Completo nasceu em Angola em 1965. Licenciada pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, iniciou o seu percurso através da sua formação em pintura, começando a dedicar-se à ilustração a partir do ano 2008. Com cerca de uma dezena de livros ilustrados para a infância de vários escritores consagrados na área da literatura infantil, destacando-se Luísa Ducla Soares e José Fanha. Em 2010, foi uma das fundadoras da editora Oficina Canto das Cores onde escritores, músicos e ilustradores se juntam, através de diferentes linguagens, contribuindo para despertar nas crianças o gosto pela leitura. Atualmente concilia a ilustração com o ensino de Artes Visuais, desenvolvendo também regularmente visitas de autor com ações de incentivo à ilustração junto de Câmaras Municipais, escolas, bibliotecas e feiras do livro.
“Dos pés à cabeça”, “O jantar dos animais” e “Quem dá asas às palavras” foram os títulos que serviram de mote para três sessões que permitiram viver a magia da leitura com muita música, ao mesmo tempo que iam surgindo ilustrações, da autoria de Cristina Completo e de alguns alunos que tiveram o privilégio de a auxiliar.

Sem dúvida, momentos muito especiais que reiteram a importância da leitura!







Sem comentários:

Enviar um comentário