sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Encontro com autor: André Fernandes

A manhã do dia 12 de dezembro foi bem diferente do habitual. Recebemos o jovem André Fernandes, autor dos livros “Tia Guida” e “25 + A vida é uma escola”.
“Tia Guida” é um livro sobre cancro, doença que vitimou a tia do escritor, Guida, a sua mãe de amor, como ele a considera e ao lado de quem esteve até ao fim. Um livro sobre uma doença terrível mas, acima de tudo, um livro sobre o amor.
O André deixou-nos uma mensagem positiva, uma mensagem de amor, para nós, por nós, pelos outros, pela vida.
Momentos fantásticos, em que o autor absorveu a total atenção dos alunos, e dos professores, com quem conversou, promovendo o silêncio total enquanto falava.
“25 + A vida é uma escola” é o segundo livro do jovem autor, no qual nos fala das várias aprendizagens que fez em 25 anos de vida, algumas sobre bullying, violência doméstica, etc
A presença do escritor foi uma aposta da biblioteca escolar e do grupo PES, dada a importância e a atualidade das temáticas que, de uma forma ou de outra, tocam cada um de nós. Os alunos envolvidos foram os de nono ano e ensino secundário.
Apesar da seriedade dos assuntos, a facilidade de comunicar e de se relacionar com outros jovens do André Fernandes garantiu o sucesso da atividade.
O André, nas suas visitas às escolas, faz-se acompanhar do tio, Jorge, num espírito de missão que os leva a querer partilhar as suas vivências com quem, como eles, vivem ou viveram, direta ou indiretamente, situações difíceis. E a verdade é que partilhar momentos difíceis não soluciona mas suaviza…
No final, aos autógrafos juntaram-se as “selfies".

Obrigada, André!













Sem comentários:

Enviar um comentário